O mundo é bom!

Maternal e Jardim

No Jardim Rumo do Girassol as crianças estão agrupadas em:
• Maternal: 18 meses a 3 anos
• Jardim de Infância: 3 a 6 anos

Horários:
• Meio período: manhã: 8 às 12h

8 às 13h (com almoço)

tarde: 13 às 17h

• Intermediário: 8 às 15h
• Integral:
8 às 17h

A primeira infância tem uma importância fundamental no desenvolvimento do ser humano, lançando as bases para toda a sua vida adulta futura. A principal força de aprendizado nesta idade é a ação pela imitação. As educadoras estão sempre atentas e conscientes da importância de sua conduta e de seus gestos, que devem ser dignos de imitação. As turmas de Maternal e de Jardim se encontram diariamente para brincadeiras, como um grupo familiar, em que convivem irmãos, primos e amigos com uma pequena diferença de idade. Esta dinâmica permite a troca natural de experiência entre adultos e crianças mais novas e mais velhas. As crianças maiores desenvolvem uma postura de carinho, cuidado e respeito para com os menores e estes, além de se sentirem mais protegidos, observam os mais velhos, aprendendo naturalmente a brincar e realizar diversas tarefas cotidianas.

Nesta primeira etapa da educação as atividades oferecidas buscam desenvolver os sentidos de maneira verdadeira e instigar a percepção, a imaginação, a ação e a transformação.

Observamos e brincamos com os elementos da natureza (ar, água, terra e fogo), passamos bastante tempo no quintal e os materiais pedagógicos são sempre naturais (brinquedos de madeira, tecido, lã de carneiro, giz e massinha de cera de abelha e tintas com pigmentos naturais).

O ano letivo é dividido em épocas, unidades de 3 a 4 semanas, que acompanham as estações do ano e as quatro festas anuais correspondentes. Assim, com um ritmo diário bem equilibado, a criança vai desenvolvendo com segurança o sentido de tempo, da preparação à realização.

Contra-turno escolar

É uma programação dedicada a crianças de 6 a 9 anos de idade, que frequentam outra escola no período da manhã.

Durante a tarde, das 13 às 17h, as crianças podem brincar, fazer tarefas da escola e atividades como:

oficinas de música, trabalhos manuais, desenho, pintura, culinária e jardinagem.

A criança pode vir diariamente ou dias avulsos, à sua escolha.
Mais informações sobre atividades e valores, pelos telefones:

99101-4461 ou 99870-1256

2063-2375

Ritmo Diário

O ritmo é essencial à vida e a criança pequena tem uma grande necessidade de ter um ritmo saudável que nós, adultos, precisamos proporcionar a ela. Como na respiração, expansão  e concentração precisam se intercalar. Assim, nosso cotidiano é planejado para que as crianças possam atuar livremente, brincando espontaneamente, num movimento de expansão. E em seguida oferecemos momentos de concentração, que são as atividades propostas e direcionadas pelas educadoras. Um ritmo adequado e constante traz à criança segurança e calma, proporcionando saúde física e psíquica – e ajuda ainda a combater um mal que tem afetado muitas de nossas crianças no mundo contemporâneo: a ansiedade.

Algumas de nossas atividades

• Acolhida: início do período – brincar livre dentro da sala.

• Atividade pedagógica: depois de arrumar a sala, a cada dia da semana, uma atividade especial: desenho livre, culinária, pintura, música, trabalhos manuais.

• Roda rítmica: canções e  poemas com o conteúdo conforme a época do ano, com movimento, dança, gestualidade e fala.

• Lanche: frutas frescas e um cardápio com cereais integrais preparados na própria escola

• Brincadeira de quintal: tempo e espaço para brincar fora da sala. Experimentar o corpo e seus desafios: correr, pendurar-se, balançar, subir, pular, equilibrar-se. É a oportunidade também de ajudar na jardinagem, observar a natureza e colher seus frutos. Brincar com areia, água, tomar sol!

• Encerramento do período: depois de muita brincadeira no quintal, entramos para lavar as mãos, nos arrumar, escutar uma história e encerrar o período do dia (manhã ou tarde).

• Almoço opcional 

• Soninho: para as crianças que permanecem no período integral ou intermediário, oferecemos após o almoço um ambiente tranquilo e acolhedor para seu descanso, tão importante nesta fase da vida.

Alimentação

Os momentos de refeições em nossa escola têm uma grande importância pedagógica. Formar bons hábitos que permanecerão para toda a vida. As crianças participam da preparação do lanche (fazendo pão ou biscoitos, os mais velhos cortando frutas ou legumes, por exemplo) – e são incentivadas a contribuir na distribuição dos pratos e da comida. Professoras e auxiliares se alimentam junto com as crianças e, por observação e imitação, elas vão aprendendo a utilizar os talheres, experimentar novos sabores e honrar o alimento.

 

“Terra que esses frutos deu
Sol que os amadureceu
Nobre Terra, Nobre Sol
Jamais vos esqueceremos.”

Celebrações

Nas escolas Waldorf não se celebram datas comerciais. Todas as festas são momentos para interiorização de significados verdadeiros, profundos, relacionados às tradições culturais e passagens das estações do ano. Este conteúdo não é transmitido às crianças de forma literal, mas sim em imagens, a partir das vivências que cada celebração proporciona.

As Festas Anuais remetem a celebrações muitos antigas, que pautavam e organizavam toda a vida humana. Ganharam com o tempo, novos significados espirituais universais, que procuramos cultuar sem referências a nenhuma religião específica. Elas formam o Ciclo das Festas Anuais, um grande ritmo anual que vai do lento inspirar (outono e inverno) ao lento expirar (primavera e verão). Estas tendências da natureza acompanham a vida interior do ser humano, como uma maior disposição para o exterior ou para o interior.

Podemos assim, com a consciência dos adultos, favorecer um bom ritmo interno e externo para as crianças pequenas, que, quanto mais próximas do movimento da Natureza, mais sadias crescerão – lembrando ainda que enquanto estamos no Outono aqui no hemisfério sul, no norte acontece a Primavera. Então a Terra vive ao mesmo tempo as polaridades, fazendo um movimento de inspiração e expiração.

Páscoa

Celebra o fim do verão e início do outono, uma época de passagem, de transformação. A morte é tratada como fim de um ciclo e início de outro, de outra possibilidade, outro modo de vida, transformação por si próprio. Estes conteúdos são trazidos às crianças em histórias como a da lagarta, que se fecha em seu casulo para depois retornar à vida como borboleta; ou o ovo, que encerra dentro de si a possibilidade de uma nova vida ao romper-se por força própria.

Festa da Lanterna

Uma festa noturna de saudação ao inverno. Os pais encenam a história “A menina da lanterna” para as crianças e estas passeiam pela escola carregando lindas lanternas confeccionadas por elas, cantando canções da época. O ritual remete ao significado do inverno: interiorização para a busca da própria luz.

São João

A Festa de São João marca o início do inverno, o período que traz naturalmente uma maior introspecção. As tradições culturais são muito ricas nesta época e as crianças podem vivenciá-las em brincadeiras, canções e danças. E não poderia faltar uma fogueira ao cair da noite.

São Micael

Comemorado na passagem do inverno para a primavera, reiniciando um período mais expansivo, onde somos chamados a atuar firmemente em direção aos nossos ideais e objetivos. As atividades, brincadeiras e histórias desta época buscam a vivência da coragem e do equilíbrio. Assim como nas histórias de Micael, em que ele domina o dragão, mas não o mata, podemos cultivar junto às crianças, através de desafios, a força para superação das dificuldades e limitações e a confiança em nossos ideais.

Natal – Festa de São Nicolau

É a celebração da entrada do verão, o auge do movimento em direção ao mundo exterior, época de atuar em direção ao novo, ao futuro. Como preparação para o Natal, as crianças vivenciam a “época dos pastores” – o Advento; ouvem a história de São Nicolau e confeccionam botinhas de pano para receber seus singelos presentes (pão de mel, maçãs, frutas secas, pedrinhas e elementos da Natureza). Também vivenciam a montagem do presépio e a chegada da nova criança. Assim, encerramos o ano com um teatro que os pais e mães apresentam às crianças e uma confraternização de toda a escola.

Bazar anual

O Bazar é uma festa de toda a comunidade escolar, preparada durante todo o ano, através de encontros periódicos em que promovemos oficinas de trabalhos manuais e atividades artísticas. Os pais e mães são convidados a produzir brinquedos e artefatos em madeira, tecido e lã. Nesta festa a escola se abre para receber a comunidade e promove uma exposição pedagógica e a venda desses produtos. A exposição é uma oportunidade para todos os que têm interesse em conhecer a pedagogia Waldorf.

Recreação de Férias

Durante os meses de Janeiro e de Julho temos uma programação especial de férias. Para crianças de 2 a 9 anos de idade, que já estão no Jardim Rumo do Girassol, ou em outras escolas. São atividades criativas e divertidas e tempo para brincar. Informe-se para o próximo período.