Uma pedagogia para o nosso tempo

Princípios

 

A pedagogia Waldorf estuda cada criança, individualmente, buscando suprir suas necessidades. Trabalha com o grupo de classe, fornecendo o que é necessário à sua etapa de desenvolvimento e ainda orienta os pais para que participem ativamente do desenvolvimento e formação de seus filhos, construindo uma comunidade viva e forte.

O homem é visto como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual e sobre esse princípio se fundamenta toda a prática educativa. Damos especial atenção para que no ensino se encontrem entrelaçados pontos de vista científicos e estético-artísticos cultivando profundamente o respeito e a admiração ante o mundo.

Na pedagogia Waldorf não se pretende contribuir para a aceleração do desenvolvimento da criança. O adiantamento do ensino formal, já no primeiro setênio (período do nascimento a 7 anos), não permite o amadurecimento das vivências e experiências. Esse procedimento favorece o acúmulo de informações e ajuda a criar o hábito da superficialidade, ao exigir sempre mais novidades, mas sem o aprofundamento de nenhuma. A criança passa por fases de desenvolvimento e cada uma delas é um passo no despertar da consciência. Procuramos propiciar à criança uma ampla experimentação, entendendo que a qualidade é mais valiosa do que a quantidade.

A Pedagogia Waldorf contempla um currículo coerente e completo, que vai desde o Maternal até o Ensino Médio, respeitando as necessidades reais de cada etapa do desenvolvimento.

Ler mais sobre o primeiro setênio.

Antroposofia

A Antroposofia é uma ciência espiritual moderna e prática, desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que propõe uma forma livre e responsável de pensar, de perceber a realidade e de atuar, observando e respeitando o ser humano e a realidade na qual está inserido. Esta ciência pode permear o dia-a-dia como atitude, como visão de mundo e como possibilidade ampliada de trabalho em diversas áreas da vida humana: saúde, educação, agricultura, artes, convívio social, entre outras.

Na área da educação, a contribuição da Antroposofia vem através da Pedagogia Waldorf. Após o caos social e econômico que se seguiu à Primeira Guerra Mundial, Rudolf Steiner foi chamado pelo diretor de uma fábrica, na Alemanha, para elaborar uma proposta pedagógica que atendesse aos filhos dos operários. Nascia assim, em 1919, a primeira escola Waldorf, que buscava ser uma escola livre e auto-gerida, fundamentada pelos princípios antroposóficos. A empresa chamava-se Waldorf-Astoria, daí o nome dado ao método de ensino.

A pedagogia Waldorf foi apontada pela UNESCO como sendo o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais.

É importante salientar que nas escolas Waldorf não se transmite aos alunos nenhum conceito teórico da Antroposofia. A bagagem de conhecimentos é atributo dos educadores, que empregam nas práticas diárias estes valores, princípios e técnicas.

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner (1861–1925) nasceu em Kraljevec, na Áustria (hoje Croácia) e viveu seus primeiros anos em uma paisagem magnífica, cercada de montanhas. Por influência paterna, cursou Ciências Exatas no Instituto de Tecnologia de Viena. Por seu desempenho acadêmico, a partir de 1883 tornou-se responsável pela edição dos escritos científicos de Goethe na coleção Deutsche Nationalliteratur.

Tempos depois de editar e catalogar as obras do filósofo alemão, começou a desenvolver sua própria linha de pensamento, a Antroposofia, que inclui uma vasta teoria pedagógica, a Pedagogia Wadorf.

Grupo de estudos

Em nossa escola oferecemos aos familares dos alunos, gratuitamente, encontros periódicos para o estudo e aprofundamento na Antroposofia e Pedagogia Waldorf. Também proporcionamos, eventualmente, palestras e textos sobre o tema, sempre correlacionados ao que está sendo trabalhado com as crianças em cada fase.